BC DE ESMALTES - EDUCAÇÃO

Não poderia deixar de participar dessa blogagem da Fernanda Reali, cujo tema é a EDUCAÇÃO.
Falar de Educação rapidamente me vem à mente o meu próprio início de minha educação formal quando do meu processo de alfabetização. Essa Cartilha, diga-se da passagem que já foi muito criticada, mas que também já foi reverenciada, foi o suporte que tive, junto com minha professorinha da 1ª série para a grande viagem das letras, dos fonemas, das sílabas, das palavras, das frases, dos textos e dos significados. 
Algumas semanas atrás encontrei a minha cartilha em uma das livrarias de minha cidade e não pude resistir em adquiri-la como mais um membro honorável de minha biblioteca particular.
Escolhi este esmalte porque a imagem do professor estava associada a uma ideia preconceituosa de uma figura feminina desleixada com a aparência, mas devemos reverter esse quadro de que todo profissional de educação pode estar elegante, porque o ensinar também tem o seu charme!

 Sempre amei a escola, o aprender, a descoberta, de ler e escrever e navegar na imaginação, e este amor foi tanto, que continuei e fiz carreira da área da Educação. Estes exemplares são somente alguns que fizeram parte de minha graduação como Pedagoga-educadora.


 A Educação é um processo, que não se pode mais compartimentar, porque nós somos seres físicos, mentais, emocionais e espirituais. Precisamos tanto do conhecimento científico, como do espiritual. Somos únicos e inteiros, cujo potencial precisa ser estimulado continuamente. 





  Há muitas maneiras de se ensinar e aprender, mas particularmente o lúdico é imperativo nesse processo, porque a criança quando brinca, também aprende e ensina, compartilhando suas descobertas, seus conhecimentos com os outros. 

                             
É um livro de tecido, onde a criança aprende brincando.
                           
                             
 Infelizmente o Brasil atravessa uma trajetória difícil na área da Educação, todo o processo enfrenta um verdadeiro colapso  em sua metodologia e relação professor-aluno, sem falar das estruturas básicas da escola. 
O professor é o mais atacado, porém, "A Educação é importante demais para ser deixada apenas nas mão dos educadores" (Francis Keppel), e sim de uma parceria entre educadores, famílias, governo e outros ramos da sociedade, todos juntos para uma educação de qualidade. 
Encerro este post com duas citações que ao  meu ver expressam bem as minhas ideias sobre a Educação e a responsabilidade de cada um nesse processo.

A docência é um processo complexo que supõe uma compreensão da realidade concreta da sociedade, da educação, da escola, do aluno, do ensino-aprendizagem, do saber, bem como um competente repensar e recriar do fazer na área da educação, em suas complexas relações com a sociedade. Ildeu Coelho (RIOS, T.A. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. Cortez, 6ª ed. 2006, p. 51).


Você ensina melhor aquilo que mais precisa aprender. Richard Bach (escritor americano)

Até a próxima!













Comentários

  1. Adorei a ideia de comprar a cartilha pra biblioteca pessoal!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. uh uh uh estudei com essa cartilha, mas soube que ela era altamente reacionária, afinal a educação da época era ditatorial, aff. Esmalte discreto, bjus

    ResponderExcluir
  3. eu tb comprei Caminho Suave encontrei na Saraiva.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Beth, nada como relembrar o começo. A cartilha é um marco na nossa vida.
    Adorei o esmalte.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Eu fui alfabetizada por essa cartilha! Amava ela! Esmalte elegante! Parabéns pelo seu dia professora. Beijos

    Ju Ramalho

    www.inquietacoes.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau, perfeito o seu post, amei tudo, e tb aprendi a escrever com esta cartilha :) , e seu esmalte arrasou, lindo lindo, beijossss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM PROJETO POR MÊS #TEMPORADA 2016

PROJETO DO MÊS #CASA DO HOBBIT - PARTE 2